A jovem escritora e poeta maranhense Gabriela Lages Veloso conquistou o segundo lugar no Prêmio Melhor Livro de Poesia de 2024, promovido pela Academia Maranhense de Letras (AML). O reconhecimento foi dado ao seu primeiro livro de poesia, O Mar de Vidro, publicado em agosto de 2023 pela Caravana Grupo Editorial.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de dezembro de 2024, na sede da Academia Maranhense de Letras (AML), localizada no Centro Histórico de São Luís.
O livro da poeta maranhense, apesar de recente, já ganhou boas críticas de professores, jornalistas e escritores, tais como José Neres, Antonio Aílton, Margarida Montejano, Laura Navarro, Sílvia Mota Lopes, Danielle Castro, Thalya Amancio e Mhario Lincoln.
O Mar de Vidro (2023) já foi tema de programas de TV (como o Cultura em Pauta, da TV Assembleia), sites, podcasts, lives e do Clube de Leitura Mulheres que Correm com Livros. Além disso, foi apresentado no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), por meio do Encontro com Escritores, projeto idealizado pela advogada e poeta Rossana Jansen.
O Mar de Vidro se encontra no acervo das mais diversas bibliotecas pelo mundo como, por exemplo: o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro; a Biblioteca Nacional de Portugal; a Linga-Bibliothek, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha; a Biblioteca do Trinity College Dublin, na Irlanda; a Biblioteca Municipal de Praga, na República Tcheca; a Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Vigo, na Espanha; a Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra; a Biblioteca da Universidade Politécnica de Macau, na China; a Biblioteca da Université Sorbonne Nouvelle, na França, e a Widener Library, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.Recentemente, o livro de Gabriela foi destaque no maior portal de educação do país: Brasil Escola.
O Mar de Vidro está disponível no site da Caravana Grupo Editorial ou diretamente com a autora pelo e-mail [email protected]
O Mar de Vidro
O livro revela, através de uma linguagem poeticamente elegante, a profundidade de dois grandes símbolos universais: a água e o espelho. De um lado, o mar como representatividade do curso da existência humana e a instabilidade de seus sentimentos e desejos; de outro, o espelho, superfície do mar que reflete a imagem contemplada e que a confronta com seus reais abismos, aqueles do eu profundo, a alma:
“Tua dura água reflete / e encanta os Narcisos, / levando-os ao eterno / descontentamento (…) Espelho, és o poço mais / profundo que existe” (O mar de vidro, p.24).
A leitura dos versos de Gabriela nos conduz a uma viagem pelo conturbado mar da essência humana sob o oráculo da Tríade Divina: Gaia, a Mãe Terra, símbolo da fertilidade e da renovação, a origem de toda a vida; Vênus, a que aviva o desejo apaixonado dos corações humanos e que busca pela sublimação do amor e Atena, símbolo da comoção e evolução humanas, a que prima pela reflexão. Mergulhar nesse mar de vidro é fertilizar a alma!
Conheça mais sobre a trajetória de Gabriela Lages Veloso
Natural de São Luís (MA), Gabriela Lages Veloso, de 27 anos, é escritora, poeta e crítica literária. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Mestra em Letras, na linha de Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já colaborou com coletâneas e revistas no Brasil e no exterior, bem como foi finalista de diversos concursos literários nacionais.
Gabriela é autora dos livros Através dos Espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações (Editora Diálogos, ensaio, 2021) e O Mar de Vidro (Caravana, poesia, 2023). Além disso, é organizadora da Antologia Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres (Brecci Books, 2023) e da Coletânea de Contos, Crônicas e Poemas As Sombras da Cidade (Brecci Books, 2024).