Seguindo o ritual de um apaixonado pelas corridas, os participantes começaram a chegar bem cedo, em frente ao Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, cheios de disposição para mais uma edição da Corrida Taça Cidade 2025. A competição, que movimentou cerca de 500 competidores na manhã deste domingo (18) pelas ruas da Nova Marabá, foi organizada pela Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Com largada às seis da manhã, o percurso totalizou 7,5 km e passou por avenidas importantes da Nova Marabá. A competição encerra as comemorações do aniversário da cidade, como destaca o titular da Semel, Carlos Humberto Faria.
“Foi uma corrida muito bem elaborada e organizada. A gente fez um percurso que privilegiou o novo recapeamento, aqui na Nova Marabá, na VP-7 e VP-3. É um percurso novo. Tivemos 500 inscrições, que foram feitas em menos de 40 minutos. A gente está encerrando um período festivo, de abril e maio, que a gente fez várias competições: xadrez, tênis de mesa, ginástica artística, corrida, futsal, futebol. Foram várias competições para a gente comemorar o aniversário da cidade”, afirma.
A primeira colocada geral entre as mulheres foi Gabriela Souza, de 26 anos e natural de Araguatins-TO. Ela concluiu a prova em 29min26seg. Apesar de correr há dois anos, conseguindo pódio, foi a primeira vez que participou de uma competição em Marabá.
“É um sentimento de muita gratidão. É mais uma superação, mais um desafio concluído e eu só tenho a agradecer a Deus pela minha saúde. A corrida me faz viver. Você que não tem motivo para praticar um esporte, faça por você”, observa.
Entre os homens, o primeiro colocado, com 23min58seg, foi Noel dos Reis Alves Silva, de 40 anos, também de Araguatins. Ele começou a correr em 2007 a partir do incentivo da empresa em que trabalhava.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus pela oportunidade de participar do aniversário de Marabá. Ano passado, a gente veio e ganhou, esse ano de novo. É uma satisfação muito grande de correr em Marabá. Eu sempre gosto de correr aqui. Parabenizar a prefeitura por mais uma vez fazer esse evento, incentivando o esporte. O esporte é qualidade de vida, é saúde”, expressa.
Corredora há menos de um ano, Ana Karoline Lopes, destaca que o esporte trouxe muitos benefícios. “A corrida hoje em Marabá influencia muita gente a ter saúde. Eu comecei a correr em novembro do ano passado e é um esporte que eu gosto muito de fazer, me ajudou bastante. É um esporte em que você consegue relaxar, eu me sinto mais segura, me sinto mais forte. Eu melhorei bastante a questão do meu psicológico com a corrida”, avalia.
Outra participante foi Rosiane Reis, que começou a correr há um ano e conta que a corrida fez uma mudança no estilo de vida dela. “A gente começa assim, com a garrafinha de água, tênis velho, e vai ser aprimorando e, hoje, eu já corro competindo, conseguindo alguns pódios, mas tudo começa quando a gente decide procurar um estilo de vida saudável. Quem ainda não começou, vem com a gente. A gente começa caminhando e vai. Só precisa começar. É um passinho de cada vez”, diz.
Todos os participantes receberam medalhas e os primeiros colocados de todas as categorias ganharam troféus e ao fim do evento, foi servido aos atletas de rua frutas.
A corrida Taça Cidade contou com apoio das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Segurança Institucional (SMSI), via Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e Guarda Municipal de Marabá (GMM). O evento teve parceria da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Confira mais fotos da Taça Cidade 2025:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo
The post Semel: Corrida Taça Cidade 2025 reúne mais de 500 competidores appeared first on Prefeitura de Marabá .