Seduc garante avaliação e acompanhamento socioemocional para alunos da rede estadual

Iniciativa inédita envolve cerca de 2 mil alunos das escolas estaduais

Por: Redação-Cezar Fonte: Secom Pará
29/11/2024 às 16h41

Para saber como está a saúde mental dos estudantes da rede estadual e identificar possíveis transtornos como depressão, ansiedade e outros, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Assessoria de Convivência Educacional (ACE), está realizando a aplicação da avaliação socioemocional através do IPTV - plataforma do Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP). A aplicação da pesquisa começou na segunda-feira (26) e segue até a próxima sexta-feira (6) de dezembro.

Esta é a primeira aplicação da avaliação socioemocional realizada pela Seduc e a ação ocorre com estudantes de escolas estaduais de Belém. A avaliação é feita por análise textual na plataforma IPTV e está sendo aplicada nas unidades escolares por psicólogos da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 1. Ao todo, cerca de 2 mil estudantes da 2ª série do Ensino Médio serão avaliados.

“O objetivo dessa avaliação é perceber, através dessa produção textual, detalhes de possíveis depressão, possíveis transtornos de saúde mental. É uma pesquisa, que ocorre pelo IPTV, junto com a DRE Belém 1. Os psicólogos passaram por treinamento e essa amostra terá aproximadamente 2 mil estudantes participando até o encerramento da aplicação, que será no dia 6 de dezembro”, explicou o Diretor de Diversidade e Inclusão (DDI) e coordenador da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) da Seduc, Mário Augusto Almeida.

O diretor ainda explica que, a partir dos resultados obtidos na avaliação, serão adotadas ações para garantir a proteção de cada estudante. “Depois disso, com os resultados obtidos, a gente vai olhar esse estudante e, se for o caso, fazer os devidos encaminhamentos para rede de proteção, por conta de se tratar de uma ferramenta por inteligência artificial na detecção de algum transtorno em saúde mental”, afirmou Mário Augusto.

Lenium - Criar site de notícias