IGEPPS promove oficina para o uso seguro de dispositivos eletrônicos por aposentados

Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (IGEPPS) objetiva a inclusão digital de pessoas idosas vinculadas à autarquia

Por: Redação-Cezar Fonte: Secom Pará
27/11/2024 às 19h12

Diante da crescente centralização das informações nos meios digitais, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) realizou uma oficina de inclusão digital voltada para os aposentados vinculados à autarquia.

O projeto, idealizado pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS), visa preparar os aposentados ao acesso seguro às novas tecnologias e a melhor utilização dessas ferramentas.

“Nesse cenário de digitalização, é fundamental que o público idoso acompanhe as mudanças tecnológicas e se familiarize com os recursos disponíveis, garantindo que não fiquem excluídos das facilidades proporcionadas pela tecnologia”, diz a psicóloga do IGEPPS, Luzia Poça, que conduziu o bate-papo com os aposentados do Instituto.

“Este tipo de iniciativa tem se tornado cada vez mais importante, visto que muitos idosos enfrentam dificuldades em navegar no mundo digital, o que pode excluir ou dificultar o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e lazer on-line”, explica Luiza Poça.
Dona Maria do Carmo Vaz, de 76 anos, aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas e estimular o entendimento às plataformas digitais com as quais ainda não tem muita intimidade.

“Eu gostei muito do bate-papo. Estava precisando dessas orientações, porque ainda tenho muito medo de mexer com aplicativos e sites por receio de golpes. Além disso, não quero perder, caso tenha outros encontros. Eu agradeço a instituição por ter promovido esse debate e ter nos ajudado a entender como funciona o processo digital e as redes sociais”, destaca dona Maria.

Quem também aproveitou para se atualizar sobre a inclusão digital foi Marlúcia Pereira Carvalho, 64 anos. Aposentada há mais de 15 anos, ela diz ter ficado um pouco desatualizada quando o assunto é o meio digital.

“O curso foi sensacional e abriu assim um leque de experiências. Entendi que, mesmo sendo idosa, posso aprender muito sobre tecnologia e como usá-la a meu favor”.

O IGEPPS disponibiliza serviços por via digital para facilitar o acesso dos aposentados e demais segurados a diversos processos e informações.

“Em nosso site www.igepps.pa.gov.br, eles podem agendar atendimentos de forma virtual, acessar documentos e acompanhar seus processos administrativos, fazendo com que eles não precisem vir ao órgão para resolver algumas demandas”, reforça Luzia Poça.

O encontro ainda abordou a realização do Censo Previdenciário, obrigatório para os aposentados e pensionistas, civis e miliares, com benefícios concedidos até outubro de 2023, que pode ser feito on-line por meio do site do IGEPPS. A Prova de Vida, voltada para os segurados que participaram do Censo Previdenciário em 2022, também foi tema do encontro. O procedimento está disponível no aplicativo institucional, mas também pode ser realizado presencialmente nas unidades de atendimento do órgão.

“O nosso interesse é proporcionar aos aposentados e pensionistas o acesso amplo e fácil aos serviços prestados pelo Instituto. E essa agilidade passa pela preparação dos segurados para usufruírem da internet sem correr risco de cair em ciladas ou golpes. Por isso, a importância dessa preparação, por meio de oficinas, onde todas as orientações para uma navegação segura são repassadas aos interessados”, reforça o presidente do IGEPPS, Giussepp Mendes.

O IGEPPS ainda vai promover novas oficinas de inclusão digital. As inscrições serão divulgadas nos canais de comunicação do Instituto.

Lenium - Criar site de notícias