Reforçando o compromisso da equipe multiprofissional com um atendimento humanizado e centrado no paciente, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou, na última sexta-feira (7), uma sessão especial de musicoterapia para os usuários do Centro de Hemodiálise. A iniciativa proporcionou um momento de bem-estar e relaxamento, tornando a experiência do tratamento mais leve e acolhedora.
A ação beneficiou 16 pacientes que estavam em atendimento e foi organizada pela nutricionista Patrícia Manfrendi e pela assistente social Lorena dos Anjos, reafirmando o compromisso do hospital com práticas que promovem qualidade de vida e humanização no atendimento.
O hospital recebeu a cantora Jamille Lima Rocha, de 29 anos, mais conhecida como Mille Rocha. Ela conta que recebeu o convite para realizar a sessão de musicoterapia no HGT por meio de Patrícia Manfrendi, o que considerou uma grande satisfação. “É um prazer poder levar um pouco de aconchego e alegria para os pacientes em tratamento. Antes de tudo, sou católica, e não há nada mais revigorante para o espírito do que se doar e compartilhar o dom que temos em favor do próximo”, afirmou.
Mille Rocha destacou ainda que a música é uma poderosa ferramenta para reduzir o estresse, a dor e o desconforto, além de transmitir calma e melhorar o humor. “Sem dúvidas, a música pode contribuir para a saúde física, emocional e mental. Me senti muito feliz em ajudar e fazer parte desse momento”, finalizou.
Aprovação -Wanderley Meira dos Santos, de 46 anos, foi um dos pacientes beneficiados e aprovou a ação. “Gostei muito da música, deveria ter todos os dias, seria ótimo! A moça canta muito bem e nos entreteve, nos fez relembrar momentos e afastar pensamentos ruins”, disse o autônomo.
Descentralização -Em dezembro do último ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou o novo Centro de Hemodiálise do HGT, reforçando a importância da descentralização dos serviços de saúde no estado. Com funcionamento de segunda a sábado, em três turnos diários, o centro tem capacidade para realizar cerca de 1.560 sessões por mês, atendendo até 60 pacientes por dia.
Este é o 10º Centro de Hemodiálise do Pará, equipado com 20 cadeiras modernas, sendo 18 para tratamentos regulares e duas exclusivas para pacientes com hepatite B. A unidade oferece assistência de qualidade, segurança e humanização aos usuários renais crônicos da região. A inauguração representou um marco na descentralização da saúde no estado, ampliando o acesso ao tratamento especializado.
HGT -O Hospital Geral de Tailândia conta com 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto: Pedro Amorim/Ascom HGT