Seleção Brasileira de Basquete Masculino vence Panamá no Mangueirinho

Brasil encerra sua passagem por Belém com chave de ouro, emplacando duas vitórias e a classificação para o AmeriCup 2025, para a alegria da torcida

Por: Redação-Cezar Fonte: Secom Pará
25/11/2024 às 09h42
Seleção Brasileira de Basquete Masculino vence Panamá no Mangueirinho
Crédito: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Quem esteve no Mangueirinho, na noite deste domingo, 24, pôde assistir mais uma vitória da Seleção Brasileira de Basquete Masculino, que venceu o seu segundo jogo em Belém, contra o Panamá, válido pelas eliminatórias da AmeriCup 2025. O Brasil já estava classificado para o torneio, e, de novo, fez bonito em quadra e saiu na vantagem com o placar 93 a 67 contra o time rival.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, citou a importância de ter um equipamento esportivo como o Mangueirinho e o Governo do Estado poder trazer esses eventos à cidade, para que o público local se envolva e conheça campeonatos importantes de diversas modalidades esportivas em que a seleção brasileira participa.

“Aqui, nós temos o que há de melhor em equipamento esportivo, quando se fala em Arena, o Mangueirinho está totalmente apto para receber esses eventos internacionais, seja de basquete, de vôlei, futsal e várias outras modalidades. É muito importante todo essa mobilização do Governo do Estado para inserir o Pará na rota desses eventos, porque aqui nós mostramos ao mundo que nós temos espaços adequados, temos o calor da torcida paraense e podemos apoiar as nossas seleções e os nossos atletas em diversos eventos, sejam eles locais, nacionais ou internacionais”, disse Cássio Andrade.

A Torcida do Movimento Verde e Amarelo mais uma vez esteve presente no Mangueirinho. Em fevereiro deste ano a equipe marcou presença no jogo da seleção brasileira de basquete feminino, e desta vez, cerca de 50 membros paraenses que compõem a torcida, agitaram a arquibancada do Mangueirinho na torcida pela Seleção Brasileira de Basquete Masculino. O Movimento Verde Amarelo Brasil é uma organização criada em meados de 2008 e o objetivo é apoiar as seleções brasileiras em diversas modalidades esportivas e os atletas.

O contador Rodolfo Barata, 36 anos, representante do Movimento em Belém comentou sobre o sentimento de estarem novamente no Mangueirinho prestigiando um jogo do Brasil. “Hoje o Movimento Verde e Amarelo é a torcida do Brasil e nós estamos em todos os esportes, onde tem Brasil, nós estamos lá. Desde o início do ano a gente teve a seleção brasileira feminina, né? E agora a gente está tendo a possibilidade de uma seleção Masculina. É muito bom, porque Belém está nesse cenário de grandes eventos. Primeiro com o pré-olímpico feminino, agora com as eliminatórias da Copa América. A gente como torcida fica muito grato, somos contemplados por ter esses eventos de grande porte aqui na nossa cidade”, disse.

A equipe do projeto paraense JP8 -Sport Jovem Panthers 8, também esteve presente no Mangueirinho. O projeto foi fundado, em 2020, e é voltado para jovens e adultos que desejam iniciar na carreira de atleta de basquete.

“Começamos com uma bola, um atleta e um sonho. Hoje temos mais de 140 atletas", afirmou a presidente do JP8, Patrícia Farias. Ela disse que a JP8 tem todas as categorias de base e adulto, e participa do campeonato paraense de basquete, ligas.

"Tudo que é torneio que acontece em Belém e fora do Pará, também, e com quatro anos de existência já ganhamos um campeonato estadual em 2022, que foi o Sub-15. E é um projeto que virou um clube e está ganhando cada vez mais proporção, crescendo. Trabalhamos com jovens, disponibilizamos bolsa de estudos, então não é só dentro da quadra, é dentro e fora de quadra. É a formação do atleta e do cidadão”, destaca Patrícia Farias.

Patrícia afirmou que estar no Mangueirinho com o time completo e vendo jogos da seleção brasileira de basquete, foi como a realização de um sonho e uma inspiração para os atletas do projeto. “Acredito que é um sonho realizado para eles, porque eles estarem aqui assistindo um alto rendimento desses, é mostrar para eles que tudo é possível, que tudo pode acontecer, basta querer correr atrás. E aí serve de inspiração para os jovens, para eles correrem atrás dos sonhos de ser um atleta nível olímpico, de alto rendimento. O segredo é que eles um dia podem acreditar que pode ser um deles, basta seguir o sonho, correr atrás”, afirma a presidente.

Equipe técnica e atletas do projeto de basquete Jovens Panthers 8 de BelémAmeriCup 2025
O torneio é considerado a principal competição do continente americano, e é realizada desde 1980. Nos dois jogos em Belém, o Brasil se classificou e agora tem vaga garantida na AmeriCup 2025, que será realizada em agosto do ano que vem, na Nicaraguá.

Lenium - Criar site de notícias